segunda-feira, 28 de maio de 2012

Acentuação

Sobre oxítonas, ditongos abertos e paroxítonas

Gostaria de receber orientação sobre ditongos aberto /ei/oi/, palavras paroxítonas que não têm acento no /i/ e /u/ tônicos e também sobre oxítonas.
Vamos às regras:

Ditongos abertos e fechados

Chama-se 'ditongos' os encontros vocálicos: vogal + semivogal ou semivogal + vogal. Ditongos abertos são aqueles pronunciados com maior abertura, os fechados com menor abertura: céu, véu, cacau, ilhéu, caixote, deveis, eirado, mediu, passou, uivar, etc. Nesses exemplos há abertos e fechados.

Palavras paroxítonas

Quando o acento tônico se faz sobre a penúltima sílaba da palavra, diz-se que elas são paroxítonas. Não se pode confundir acento tônico com acento gráfico. O novo acordo diz que não são acentuados os ditongos abertos 'ei' e 'oi' das palavras paroxítonas. Neste caso, esses ditongos têm acento tônicos, mas não acentos gráficos: assembleia, plebeia, Coreia, epopeico, estoico, heroico, etc. Esses ditongos perderam a acentuação gráfica, mas são pronunciados da mesma forma (abertos).
Cuidado:

Paroxítonas com /i/ e /u/ tônicos

Recebem acento as vogais tônicas das paroxítonas, desde que não formem ditongos com as vogais que as antecedem: balaústre, alaúde, atraíam, cafeína, recaída, ruína, bocaiúva, etc. (Note que no último vocábulo o /i/ formou um hiato, ele não se ligou ao ditongo antecedente, isto é, não houve ligação com a vogal anterior.

Palavras Oxítonas

Palavras oxítonas são aquelas que têm acento tônico na última sílaba.
São acentuadas as palavras oxítonas com /i/ e /u/ tônicos, seguidas ou não de /s/ e que não constituem ditongos com as vogais antecedentes:
a
í, atraí, caí, baú, país, Esaú, Luís, etc.

Também são acentuadas os monossílabos e oxítonas terminados em ditongos abertos, seguidos ou não de 's':
céu, véu, dói, herói, remói, batéis, fiéis, corrói, anéis, sóis, chapéu, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário